segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Olá!

A nona aula ocorreu no dia 7 de outubro de 2015. Esta foi à primeira aula após o término da greve e por isso o professor iniciou o encontro falando a respeito do novo calendário da disciplina.
A discussão foi retomada tratando, mesmo que de forma introdutória, da importância das imagens e, consequentemente, da Multimodalidade.
O professor iniciou falando de tecnologia e sua relação com as imagens. Ele voltou ao ano de 1500 e fez um breve apanhado até os dias atuais. Luiz Fernando narrou à época em que ele trabalhou num jornal, explicando como funcionava o processo (manual) de impressão. Os colegas colaboraram com comentários.
Um dos objetivos centrais da aula era explicar a importância da imagem, como ela se relaciona com o texto verbal e como ela foi surgindo nas relações sociais.
As imagens foram surgindo nos textos jornalísticos, em geral, para dar conta nos espaços que existiam nos textos.

                        Modelo de prensa utilizada nos jornais

Começamos falando das imagens nos jornais pelo fato de estarmos imersos no mundo das imagens e essa imersão vem através dos meios de comunicação.
Vale lembrar, tratando da relação entre texto e imagem, que o texto era estudado separado da imagem, mas hoje, com a evolução dos tempos foi percebendo a necessidade de juntar os dois.
Necessitamos, enquanto leitores críticos, educar o nosso olhar para que aprendamos a ler as imagens que nos são dadas. As imagens que lemos em jornais, redes sociais, livros... Podem ser verdadeiras ou falsas. A imagem quando manipulada perde o valor de verdade!
Decorrente desta discussão, o professor a justificou a necessidade do estudo desta imagem unida a outros modos de representação num ambiente hipertextual, em outras palavras, podemos afirmar que é necessário unir hipertexto e multimodalidade, já que todo hipertexto é multimodal.
Tratando do olhar em relação à arte foi elaborado o seguinte esquema:

Razão (Arte) Sensibilidade
– Atribuir sentido;
– Interpretar;
– Compreender – Estratégias de produção de sentido

            Compreender um filme, por exemplo, é perceber os movimentos executados pelo diretor, roteirista, maquiador, ou seja, as estratégias de produção de sentido.
            Torna-se crucial atentar para o estudo das imagens, pois apesar da imagem está presente em todos os meios, a escola não está preparada para realizar sua leitura crítica.
            O valor semiótico tem relação com a multimodalidade.
Paralela a discussão sobre imagem, os colegas indicaram um site que possibilita atividade colaborativa em tempo real (Trelo.com).
            O professor comentou também a diferença entre ferramenta, recurso e meio. Recomendou discutir numa dissertação a diferença entre esses termos.
            Por último, Luiz sugeriu que respondêssemos, em trio ou quarteto, o questionário que nos foi enviado por ele, por e-mail, e que na próxima aula deveria ser escolhido um representante da equipe para apresentar as respostas.
            Na próxima postagem compartilharei o questionário e as respectivas respostas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário