sábado, 21 de novembro de 2015

Boa noite, leitores!

O quinto encontro foi realizado no dia seis de maio de dois mil e quinze.

O professor Luiz Fernando iniciou a aula explicando que a turma iria ler e apresentar alguns textos para estudo  dos “Gêneros digitais”. Em seguida acrescentou que em duplas ou trios iríamos escolher um dos dez textos fornecidos por ele e apresentar à classe. Meu grupo foi formado por mim, Dayanne Lima e Juliana Lima. A nossa escolha foi o seguinte texto “Gêneros Textuais no contexto Digital & Educacional”, de Ediléa Félix Corrêa. Este texto foi apresentado numa aula posterior e será discutido nas próximas postagens.

A continuação da aula foi marcada pela apresentação sobre “Tipos de hipertextos” e “Tipos de Links”. A tarefa foi pesquisar sites que exemplificassem os tipos de hipertextos (aberto, fechado, linear, hierárquico, reticulado, em rede, misto...) e, também, elaborar um hipertexto (no Word ou Power Point)  identificando os tipos de links utilizados.

Tipos de hipertextos:










Hipertextos e tipos de links:




Os exemplos acima são referentes à minha apresentação. Os quatro primeiros exemplos referem-se a tipos de hipertextos. É interessante perceber como esta “arrumação” é feita na internet e nós (leitores/navegadores) não percebemos, muitas vezes, o porquê que de ser feita dessa forma. O quinto exemplo mostra exemplos de links que foram utilizados na elaboração do hipertexto e os modos de representação que foram utilizados (as cores quentes: amarela e vermelha, as imagens, o fundo, a disposição de cada elemento...).

Para finalizar esta postagem, cabe refletir sobre algumas implicações a partir da apresentação feita:

“Um questão interessante na pesquisa sobre os links é a metodologia de busca, ou seja, os termos que utilizamos para realizar a busca. Ex.: “novos links”, “links recíprocos”, “links como interação”.

Uma possibilidade de pesquisa é estudar as especificidades dos links na educação. Outra possibilidade de pesquisa seria investigar sobre “Etnografia virtual”, “Netnografia”.

A diferença é usar hipertexto para fazer aulas diferentes e não usar as mesmas aulas utilizando/acrescentando hipertexto, ou seja, a atividade de criar um hipertexto deve ser acompanhada de uma sequência didática.

É aconselhável criar hipertextos menores que possibilitem/facilitem a navegação.

Quando se coloca poucos links num hipertexto esses links ganham importância, ou seja, a escolha do link tem a ver com o sentido argumentativo.









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