Boa noite, leitores!
O
quinto encontro foi realizado no dia seis de maio de dois mil e quinze.
O
professor Luiz Fernando iniciou a aula explicando que a turma iria ler e
apresentar alguns textos para estudo dos
“Gêneros digitais”. Em seguida acrescentou que em duplas ou trios iríamos
escolher um dos dez textos fornecidos por ele e apresentar à classe. Meu grupo
foi formado por mim, Dayanne Lima
e Juliana Lima. A nossa
escolha foi o seguinte texto “Gêneros
Textuais no contexto Digital & Educacional”, de Ediléa Félix Corrêa. Este
texto foi apresentado numa aula posterior e será discutido nas próximas
postagens.
A continuação da aula foi marcada pela apresentação
sobre “Tipos de hipertextos” e “Tipos de Links”. A tarefa foi pesquisar sites
que exemplificassem os tipos de hipertextos (aberto, fechado, linear,
hierárquico, reticulado, em rede, misto...) e, também, elaborar um hipertexto
(no Word ou Power Point) identificando
os tipos de links utilizados.
Tipos de hipertextos:
Hipertextos e tipos de links:
Os exemplos acima são referentes à minha
apresentação. Os quatro primeiros exemplos referem-se a tipos de hipertextos. É
interessante perceber como esta “arrumação” é feita na internet e nós (leitores/navegadores)
não percebemos, muitas vezes, o porquê que de ser feita dessa forma. O quinto
exemplo mostra exemplos de links que foram utilizados na elaboração do
hipertexto e os modos de representação que foram utilizados (as cores quentes:
amarela e vermelha, as imagens, o fundo, a disposição de cada elemento...).
Para finalizar esta postagem, cabe refletir sobre
algumas implicações a partir da apresentação feita:
“Um questão interessante na pesquisa sobre os links é a metodologia de
busca, ou seja, os termos que utilizamos para realizar a busca. Ex.: “novos
links”, “links recíprocos”, “links como interação”.
Uma possibilidade de pesquisa é estudar as
especificidades dos links na educação. Outra possibilidade de pesquisa seria
investigar sobre “Etnografia virtual”, “Netnografia”.
A diferença é usar hipertexto para fazer aulas
diferentes e não usar as mesmas aulas utilizando/acrescentando hipertexto, ou
seja, a atividade de criar um hipertexto deve ser acompanhada de uma sequência didática.
É aconselhável criar hipertextos menores que
possibilitem/facilitem a navegação.
Quando se coloca poucos links num hipertexto esses
links ganham importância, ou seja, a escolha do link tem a ver com o sentido
argumentativo.
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