terça-feira, 24 de novembro de 2015

Olá,

A 13ª aula foi realizada no dia 4/11/2015.

O professor Luiz iniciou comentando algumas questões referentes às imagens. Ele argunetou que a imagem passou a ser estudada pela lingüística por volta  de 1996. Antes era estudada pelos pesquisadores da Semiologia.
“A imagem quando colocada num contexto  passa a ser codificada”.
Dependendo da posição onde as coisas são colocadas ele altera sua conotação.

Depois desta introdução, foi proposto que fizéssemos a análise do quadro “Mãe brincando com seu bebê”, de Carybé, a luz da abordagem semiótica de Barthes, ou seja, por camadas: sentidos denotativo e conotativo.



Cada um fez sua análise individualmente e, em seguida, as respostas foram compartilhadas, em que resultou na seguinte análise:

SENTIDO DENOTATIVO:  Uma mãe, despida, brincando com seu filho, também despido, onde ela está deitada numa cama, dentro de um quarto, que provavelmente está com a porta fechada ou eles estão a sós em casa pelo fato de está sem roupas. Eles provavelmente são pobres revelados pelo modelo do lençol. A ausência de objetos também indica pobreza. Ela está de turbante, que marca a cultura Afro. Aparenta ser solteira pelo fato de está em uma cama de solteiro.

SENTIDO CONOTATIVO: Provavelmente é uma imagem fotográfica, pois é difícil ficar muito tempo na posição que a mãe está segurando a criança. A posição das pernas forma dois triângulos que marca o equilíbrio e, principalmente, a sensualidade da mulher, marcado também pelo “pé de bailarina”. A posição dos braços e pernas apontam para o bebê, demonstrando que o bebê é o centro. A imagem não tem rosto nem órgão genital, pois não representa uma pessoa, mas uma classe. A mulher ou a cultura brasileira.

O segundo momento da aula foi marcado pela exposição da “Abordagem sociossemiótica” de  Kress & Van Leeuwen. (peguei o link no blog da Luli).
“As imagens não apenas representam o mundo, mas fazem parte dele e são construídas nele.”
A palavra chave dessa teoria é “recursos”.
A interação, citada na teoria, não necessita ser somente entre pessoas, mas também entre objetos.
Uma dica  importante para análise de imagens é verificar, primeiramente, a “saliência”, ou seja, o que mais se destaca na imagem. Ver PANOVSKY.
Devemos sair do plano do denotativo na análise das imagens.  

Esta foi nossa penúltima aula! A próxima e última faremos uma análise, em grupo, de uma capa de revista ou blog a luz da abordagem de Kress & Van Leeuwen.

Um forte abraço!




            

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