Olá,
A 13ª aula foi
realizada no dia 4/11/2015.
O professor Luiz
iniciou comentando algumas questões referentes às imagens. Ele argunetou que a
imagem passou a ser estudada pela lingüística por volta de 1996. Antes era estudada pelos
pesquisadores da Semiologia.
“A imagem quando
colocada num contexto passa a ser
codificada”.
Dependendo da posição
onde as coisas são colocadas ele altera sua conotação.
Depois desta
introdução, foi proposto que fizéssemos a análise do quadro “Mãe brincando com
seu bebê”, de Carybé, a
luz da abordagem semiótica de Barthes, ou
seja, por camadas: sentidos
denotativo e conotativo.
Cada
um fez sua análise individualmente e, em seguida, as respostas foram
compartilhadas, em que resultou na seguinte análise:
SENTIDO DENOTATIVO: Uma mãe, despida, brincando com seu filho, também despido,
onde ela está deitada numa cama, dentro de um quarto, que provavelmente está
com a porta fechada ou eles estão a sós em casa pelo fato de está sem roupas.
Eles provavelmente são pobres revelados pelo modelo do lençol. A ausência de
objetos também indica pobreza. Ela está de turbante, que marca a cultura Afro.
Aparenta ser solteira pelo fato de está em uma cama de solteiro.
SENTIDO CONOTATIVO: Provavelmente
é uma imagem fotográfica, pois é difícil ficar muito tempo na posição que a mãe
está segurando a criança. A posição das pernas forma dois triângulos que marca
o equilíbrio e, principalmente, a sensualidade da mulher, marcado também pelo “pé
de bailarina”. A posição dos braços e pernas apontam para o bebê, demonstrando
que o bebê é o centro. A imagem não tem rosto nem órgão genital, pois não
representa uma pessoa, mas uma classe. A mulher ou a cultura brasileira.
O
segundo momento da aula foi marcado pela exposição da “Abordagem
sociossemiótica” de Kress & Van
Leeuwen. (peguei o link no blog da Luli).
“As
imagens não apenas representam o mundo, mas fazem parte dele e são construídas
nele.”
A
palavra chave dessa teoria é “recursos”.
A
interação, citada na teoria, não necessita ser somente entre pessoas, mas
também entre objetos.
Uma
dica importante para análise de imagens
é verificar, primeiramente, a “saliência”, ou seja, o que mais se destaca na
imagem. Ver PANOVSKY.
Devemos
sair do plano do denotativo na análise das imagens.
Esta
foi nossa penúltima aula! A próxima e última faremos uma análise, em grupo, de
uma capa de revista ou blog a luz da abordagem de Kress & Van Leeuwen.
Um
forte abraço!
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