segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Boa noite!

A décima aula foi realizada no dia catorze  outubro de dois mil e quinze.
O professor explicou como seria o cronograma da aula:

- Apresentação ainda sobre gêneros digitais;
- Apresentação das respostas do questionário referente à aula passada.

Luiz Fernando introduziu a aula refletindo sobre a mudança no conceito de hipertextos e alertou que não estão sendo desenvolvidas pesquisas na área.
Decorrente da afirmação anterior Luiz nos apresentou a ABEHTE (Associação Brasileira de Estudos de Hipertextos e Tecnologia Educacional) e através da navegação no site ele também nos apresentou títulos de pesquisas sobre hipertexto desde a criação da associação (muitos trabalhos são iniciais/elementares demonstrando a incompreensão do assunto no início das pesquisas). As pesquisas iniciais sobre hipertexto não demonstravam interesses lingüísticos. Para nós que somos lingüísticas temos que, na pesquisa, demonstrar olhar/foco na linguagem/ensino, estes tem que aparecer na frente da ferramenta tecnológica.
Após esta introdução, passamos para as apresentações que ainda restavam sobre “Gêneros digitais”.
Os textos apresentados foram: “Gêneros digitais: as TIC como possibilidades para o ensino de Língua Portuguesa” e “Gêneros textuais digitais ensino/ aprendizagem da web literatura, o caso dos weblogs”.
Decorrentes das apresentações surgiram às seguintes reflexões:

“Devemos trabalhar Gêneros Digitais no ponto de vista da relação de poder”, ou seja, do ponto de vista social. Na condição de educadores, devemos ensinar o aluno a sair da esfera onde ele se encontra. Ampliar as possibilidades.
Mais uma vez foi discutido o problema das nomenclaturas: “novo”, “contemporâneo”... O que é contemporâneo? É o intervalo entre o que ainda não chegou e o que já passou.
Outras expressões também surgiram como “letramento hipertextual” ou, numa escala maior, transletramento hipertextual.

As respostas das 4 perguntas do questionário ficou para a próxima aula e consequentemente ficará para a próxima postagem.

Até mais!








Nenhum comentário:

Postar um comentário